sexta-feira, 31 de agosto de 2012


NÃO SEJA UM BALÃO DE FESTA
 
    Em um dia, andando pelos corredores de um grande hipermercado, parei em um corredor de produtos de festas, e ali diante de diversos produtos, destaquei um que me chamou muita atenção, era um simples pacote de balões coloridos. Não me contive e comprei um pacote, havia aproximadamente 30 unidades naquela embalagem. Enchi um deles e confesso, eram belas, suas cores encantavam-me.
    Passado alguns dias, fui numa loja de moveis, uma grande rede por sinal, fui abordado por um vendedor, bem vestido, camisa branca, gravata vermelha e  muito educado porem um pouco despreparado diante das minhas duvidas, não fechei negocio pois o vendedor me deixou com muitas incertezas da qualidade de seu produto, e olha que eu estava certo do que eu queria.
    Ao sair da loja, lembrei-me daquele balão de festa e percebi que naquela loja também havia um e esse era o vendedor que me atendeu, muito bonito por fora, mas em seu interior não havia nada.
       Caro amigo que abriu mão de uns minutinhos para ler esta publicação, leia livros, busque conhecimentos se prepare cada vez mais não só profissionalmente, mas também para a vida pessoal para não se torna um balão de festa.

Fabio Carlos

domingo, 26 de agosto de 2012


O Menestrel

por William Shakespeare

...“Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo,
mas se você não sabe para onde está indo,
qualquer lugar serve”... 


 

Quando li este trecho de Shakespeare, logo fiz um rápido pensamento com a vida de um vendedor que procura vencer, aquele que é focado em seus objetivos, que jamais desiste mesmo quando leva um “não”.

“APRENDE QUE NÃO SE IMPORTA AONDE JÁ CHEGOU”, para um vendedor, significa que não importa o quanto já vendeu até o momento ou  nem mesmo se já atingiu a sua meta, ele continua vendendo, procurando realizar os desejos de seus clientes e da organização na qual ele representa.

“MAS SE NÃO SABE AONDE ESTA INDO, QUALQUER LUGAR SERVE”, entende-se, é aquele que não tem sangue para ser um vendedor, mas sim um simples tirador de pedidos, não da importância se o cliente compra ou não, um vendedor sem sonhos, sem foco, sem alma.



FABIO CARLOS


 

O camisa 10 da sua vida



Imortalizada por grandes nomes do futebol, uma das maiores paixões da humanidade, ser a camisa 10 de um time, sem dúvida requer muito mais que habilidade.
Liderança, disciplina, comprometimento, confiabilidade, carisma, são qualificações atribuídas a uma única pessoa capaz de decidir até mesmo no último minuto o resultado de uma partida. O Sucesso é meramente a conseqüência.
Assim como Gica Hagi, Ronaldinho Gaúcho, Luis Figo, Zinédine Zidane, Lothar Matthaus, Lionel Messi, Zico, Pelé, Romário, Dom Diego Maradona, Dr. Sócrates e tantos outros fizeram da camisa 10 um símbolo de referência, em grandes clubes.
Tanto o futebol como nossa vida tem algo muito em comum, oe que nos remete a um universo muito intimo. A caminhada.
Alguns de nossos maiores ídolos tiveram sua vida marcada por conquistas, admiradores, seguidores, sucesso. Mas também fizeram parte as derrotas, as decepções e o esquecimento. Lembranças de um passado não muito distante e que certamente serão esquecidos a cada página virada.
Ser a “camisa 10” de nossa vida é sem dúvida a maior vitória conquistada. Somos únicos, buscamos aprender com cada tropeço. Atingir o melhor de nós é uma tarefa que mesmo perto do objetivo, às vezes tamanho é a dificuldade que muitas vezes desistimos. Ficamos na praia. Buscar o entendimento, nem sempre vai nos amenizar a decepção. Conquistas ou derrotas fazem parte do sucesso.
Traçamos planos imaginários e por vezes fugimos de seu curso natural, esquecendo que nada seria tão fácil. Não desistimos.
Mas somos vencedores, pois mesmo sem alcançar grandes vitórias, temos a coragem de recomeçar. Levantar de onde estivermos e buscar no fundo de nosso “eu” o sopro que certamente nos levará a buscar cada conquista pessoal. Assim somos nós um povo único e vitorioso, que vive, brinca, chora, não esquece… Mas dá a volta por cima, sempre.
Assim somos!
Apenas uma pergunta a você: “Quem é o camisa 10 da sua vida?”
Tenha um dia especial, te espero no Pódio
Mainaldo Medeiros - Autor, conferencista, com formação em Marketing, trabalhou nos maiores atacados do Pais. Especialista em gestão de Varejo.
Criador do CLUB DO VENDEDOR -(www.clubdovendedor.com.br), acessado em mais de 50 países.
Autor do livro “Miopia Corporativa” (Verdades e Mitos) publicado pela Editora 24 horas.


http://mainaldomedeiros.blogspot.com.br/

Contato: mainaldomedeiros@clubdovendedor.com.br

sábado, 25 de agosto de 2012

   

5 excelentes motivos para prospectar clientes

1. A prospecção é a primeira etapa da venda
Prospectar é literalmente procurar o seu potencial cliente e dar um jeito de falar com ele sobre seu produto ou serviço. Se você está começando uma empresa sem muita grana para investir publicidade (como é o meu caso) é praticamente impossível não prospectar.

2. A prospecção é marketing corpo-a-corpo
Quando você começa a encontrar seu público-alvo e entra em contato com ele para apresentar seu produto com o objetivo de vendê-lo, está sempre coletando novas informações importantíssimas.
Se você tiver a mente aberta para evoluir constantemente, estas informações poderão ser a semente para aprimorar o seu produto ou serviço e torná-lo mais atraente, pois naturalmente você procurará atender exatamente o que seu público está precisando.

3. Prospectar é se autodesafiar
Prospectar pode ser chato no começo porque você recebe muitos “nãos”. Principalmente se seu serviço for algo que ninguém nunca ouviu falar. E estes “nãos” não são somente das pessoas que decidem não comprar nada, mas também de todas as vezes que você entra em contato e sequer consegue falar com a pessoa certa.
É necessário muito controle emocional e perserverança para sobreviver na selva capitalista com a sua empresa. É preciso ter raça para prosseguir e, ainda mais, anotar TUDO que aconteceu para avaliar depois o que foi feito corretamente e o que não deveria ter feito.
Crie indicadores para saber de forma atualizada quais os resultados você consegue com x horas de trabalho.

4. Prospectar é uma faculdade para empreendedores
Prospectar é se jogar no mundo. Se entregar aos leões e dar cara a tapa para ver o que acontece.
Prospectar é a primeira ação de um empreendedor que já tenha algo para oferecer ao mundo. Quando você prospectar aprenderá constantemente, não só como melhorar seu produto, mas também como as pessoas se comportam em relação aos negócios e à vida.
Sendo um bom observador não será difícil perceber com o tempo detalhes da linguagem verbal e não verbal. E isto tudo no final de algum tempo te tornará um mestre em negociar e em lidar com gente.
Isto é fundamental para quem sonha em ser um grande empresário.

5. Prospectar é a linha que separa o sonhador do empreendedor
Quem prospecta tem coragem de lutar para tornar real tudo aquilo que foi idealizado.
Espero que este conteúdo seja útil para quem investiu 2 ou 3 minutos para lê-lo.
Atenciosamente,
Renan V. J. de Oliveira

terça-feira, 21 de agosto de 2012

O BAMBU CHINÊS
Depois de plantada a semente deste incrível arbusto, não se vê nada, por aproximadamente 5 anos exceto lento desabrochar de um diminuto broto, a partir do bulbo.
Durante 5 anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, mas...
Uma maciça e fibrosa estrutura de raiz, que se estende vertical e horizontalmente pela terra está sendo construída.
Então, no final do 5º ano, o bambu chinês, cresce até atingir a altura de 25 metros.
Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês. Você trabalha, investe tempo, esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e, às vezes não vê nada por semanas, meses, ou anos.
Mas se tiver paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu 5º ano chegará, e, com ele, virão um crescimento e mudanças que você jamais esperava...
O bambu chinês nos ensina que não devemos facilmente desistir de nossos projetos, de nossos sonhos..
Em nosso trabalho, especialmente, que é um projeto fabuloso que envolve mudanças...
De comportamento, de pensamento, de cultura e de sensibilização.
Para ações devemos sempre se lembrar do bambu chinês, para não desistirmos facilmente diante das dificuldades que surgirão.
Tenha sempre três hábitos:
- Persistência,
- Paciência
- Fé
Porque todos merecem alcançar os seus sonhos!!!
É preciso muita fibra para chegar às alturas e, ao mesmo tempo, muita flexibilidade para se curvar até o chão.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012



DESPEDIDA DO PRESIDENTE DA COCA COLA




O menor discurso de Bryan Dyson..., ex-presidente da Coca Cola... Ele disse ao deixar o cargo de Presidente da Coca Cola:


"Imagine a vida como um jogo em que você esteja fazendo malabarismos com cinco bolas no ar.
Estas são: seu Trabalho - sua Família - sua Saúde - seus Amigos e sua Vida Espiritual, e você terá de mantê-las todas no ar.
Logo você vai perceber que o Trabalho é como uma bola de borracha. Se soltá-la ela rebate e volta.
Mas as outras quatro bolas: Família, Saúde, Amigos e Espírito, são frágeis como vidros. Se você soltar qualquer uma destas, ela ficará irremediavelmente lascada, marcada, com arranhões, ou mesmo quebradas, vale dizer, nunca mais será a mesma.

Deve entender isto: tem que apreciar e esforçar para conseguir cuidar do mais valioso. Trabalhe eficientemente no horário regular do escritório e deixe o trabalho no horário. Gaste o tempo requerido à tua família e aos seus amigos. Faça exercício, coma e descanse adequadamente. E sobre tudo... Cresça na sua vida interior, no espiritual, que é o mais transcendental, porque é eterno.

Shakespeare dizia: "Sempre me sinto feliz, sabes por quê? Porque não espero nada de ninguém. Esperar sempre dói. Os problemas não são eternos, sempre têm solução. O único que não se resolve é a morte. A vida é curta, por isso, ame-a!
Viva intensamente e recorde:

Antes de falar... Escute!
Antes de escrever... Pense!
Antes de criticar... Examine!
Antes de ferir... Respire!
Antes de orar... Perdoe!
Antes de gastar... Ganhe!
Antes de se render... Tente de novo!

ANTES DE MORRER... VIVA!”

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

“Liderar é importante.
 Saber ser liderado é mais ainda.”

    “O tema liderança já é quase um chavão no mundo de Recursos Humanos”. Há programas de desenvolvimento das lideranças, formação dos futuros líderes, discussões sobre lideranças inatas, etc.
     Mas em um mundo globalizado e estruturas matriciais cada vez mais frequentes, os conceitos de liderança ensinados na academia nem sempre são de fácil visualização na prática. Quanto mais seniores são as posições nas empresas, mais reportes diretos e indiretos os profissionais têm. No português claro: quanto mais “chefe” você se torna, mais “chefes” você tem.
     São reportes regionais, reportes por práticas, reportes por unidades de negócio, reportes por produtos e tantos outros mais.
     E neste contexto somos líderes em alguns momentos e liderados em outros. Mas não somos só liderados por um chefe, mas sim por vários simultaneamente. E para transitar neste novo contexto profissional, é preciso saber ser liderado.
    Saber ser liderado não tem nada a ver com ser submisso ou obedecer a ordens de cabeça baixa. Saber ser liderado é saber cumprir orientações performando como um elo importante da cadeia que não se deixa romper porque acredita no ideal desenhado pela liderança.
     E isto não é submissão, é lealdade. Saber ser liderado é aprender com os acertos da liderança. Mas o mais importante é ao vivenciar um erro do líder (e isto sempre vai ocorrer porque líderes também são humanos) é ser solidário e apoiá-lo. Isto também é aprendizado para o liderado.
     Uma forte liderança é sim um fator essencial para a construção de times de alta performance. Porém é importante também ressaltar que bons líderes preferem trabalhar com profissionais que possam ser seus “braços direitos”, como pilares sólidos para sustentar a visão da liderança.
    Na nova economia e no cenário de negócios que vivenciamos, é fundamental para um profissional saber ser um dos pilares de sustentação destas diversas visões que nada mais são do que a divisão de um plano de negócios de grande amplitude.
     Parece complicado? E é mesmo! “Mas saber ser liderado neste novo contexto é fator determinante para ser um profissional de sucesso na nova economia.”

domingo, 5 de agosto de 2012

A CAMISA 10


      Algumas pessoas  perguntaram se eu sou um VENDEDOR CAMISA 10, a resposta é "NÃO", estou sempre me vigiando, aprimorando os meus conhecimentos em busca de ser um CAMISA 10, mas a maneira de eu saber se conquistei a CAMISA 10, é através dos meus clientes, pois a satisfação deles é que me leva ao caminho da desejada CAMISA 10.
      Um bom atendimento e negociação com transparência, são algumas ferramentas que venho colocando cada vez mais no meu dia a dia junto aos meus clientes.
      O que venho ganhando com isso?
      Resultados cada vez mais positivos, pois um cliente bem atendido, ele sempre retorna e ao mesmo tempo, ele lhe indica para outros clientes.
      Agora em situação oposta, se o cliente saiu com duvidas ou se o mesmo se sentiu enganado, caro amigo, essa situação ele irá passa para outros clientes, e o maior prejudicado com isso, será você e a empresa na qual você representa.
     Abre o olho.


um abraço 

FABIO CARLOS   

sexta-feira, 3 de agosto de 2012


AS LEIS DA VENDA

Existem, no mundo das vendas, algumas leis que, utilizadas da forma correta, farão a diferença nas suas metas e aumentarão as suas vendas.
Essas leis são utilizadas estrategicamente pelas empresas, considerando que a influência é importante e necessária em qualquer interação social.

Alguma vez você já deve ter visto um anuncio com uma oferta desse tipo:

Somente hoje!
de: R$ 12,99
por apenas : R$9,99

muitos comerciantes utilizam-se das leis da venda, e neste anuncio esta sendo utilizadas a seguintes Leis:

Lei do contraste: Essa lei valoriza o “produto” e é usada para fazer com que o cliente sofra um impacto na hora de ouvir o preço do produto. Essa informação é armazenada pelo cérebro do cliente e quando você informar o preço real, automaticamente o cliente faz a comparação.
Certa vez perguntei a um amigo, empresário no ramo de automóveis, quanto custava um Ômega Australiano e se ele vendia muitos, pois sempre havia um modelo em destaque. Ele me respondeu RS154.000,00 e raramente vendia, mas o mantinha a frente da loja, pois o cliente empolgado com a máquina, sempre perguntava o preço e então dirigia-se para um Vectra ou Corola e, por contraste, o preço parecia atraente e a venda se concretizava. A lei do contraste funciona sempre que o maior valor for informado primeiro. Caso contrário, será difícil fechar a venda.

Lei da escassez: A lei da escassez é usada para fazer com que o cliente se decida a ficar com o produto. Sempre queremos aquilo que não temos e o que é “escasso” é mais valorizado. O Profissional de Vendas precisa informar ao cliente que o “produto” está acabando ou que o “pacote promocional” está terminando. Use o efeito da escassez e aumente suas vendas.

Lei de Gerson (lei da vantagem):
Todo cliente “gosta” de levar vantagem. O Profissional de Vendas precisa entender a lei de Gerson e utilizá-la a seu favor. Afinal todo cliente compra quando tem vantagem.

Aprenda a utilizar as leis da venda, suas metas serão atingidas e o sucesso em vendas estará garantido.
É hora de fazer acontecer!