segunda-feira, 16 de julho de 2012


FIQUE POR DENTRO

    Pequenas e médias empresas nem sempre pecam por não ter uma área de marketing devidamente constituída e com atribuições definidas. Muitas vezes até têm. Mas não sabem o que fazer com ela.

    O gerente, coordenador e toda a equipe de marketing acabam se transformando, de fato, em um departamento de festas e brindes, quando não apenas em um grupo de desenhistas. Falta direcionamento. E essa falta transforma o marketing numa área de atendimento de demandas ao invés de exercer papel estratégico com poder real de reduzir ou facilitar o esforço da venda.

    Num tempo em que os meios para chegar até o consumidor são inúmeros, e alguns até de custo relativamente baixo, nunca foi tão difícil levar uma informação ao consumidor de forma objetiva e eficaz,  que resulte em mais vendas.  Aquela velha, porém atual função primordial do marketing –  conquistar e preservar clientes – ainda não faz efeito nas pequenas e médias empresas devido à miopia de seus dirigentes desinformados.

    Um exemplo é a empresa não saber divulgar seus produtos e nem a sua marca.

    Todos sabem que propaganda é o que atrai clientes.

    Toda empresa tem que investir em propaganda para que o mercado saiba que ela existe. Acontece que muitos gestores desconsideram ou subestimam a verba de marketing na hora do planejamento ou das ações previstas para o período. E os gestores que nem sabem o que é planejamento? São muitos. Talvez a maioria.

    Então, chega aquela hora em que a empresa está fisicamente pronta para receber dezenas de clientes, mas só aparecem alguns eventuais gatos pingados. Por quê? Nada ou pouco se investiu em propaganda.

     O mundo inteiro diz que a propaganda é a alma do negócio. O que é alma? É o que dá vida ao ser. Logo, a empresa que não faz propaganda está agonizante. E tão certo quanto é a morte, ela vai morrer.

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